Aliança de tungstênio: as vantagens e desvantagens dessa joia moderna

Aliança de tungstênio: as vantagens e desvantagens dessa joia moderna

Por Isabella Tamaki

Além de todos os preparativos de um casamento, é preciso decidir qual será o modelo da aliança que vai representar a união do casal. A aliança de tungstênio é uma joia sofisticada e cheia de estilo que está conquistando os casais modernos.

Publicidade

Saiba o que é o tungstênio, as vantagens e desvantagens de escolher uma aliança desse material e lindas opções para você comprar!

O que é tungstênio?

O tungstênio é um metal de transição de coloração branco-acinzentada conhecido por seu alto ponto de fusão, densidade e durabilidade. Trata-se de um material sólido e muito duro. Além de ser usado na fabricação de luzes incandescentes e de peças aeroespaciais, o tungstênio também é utilizado pela indústria de joalheria.

As joias são fabricadas a partir do carboneto de tungstênio sintetizado e do tungstênio metálico. As alianças são feitas desse material devido sua dureza, que torna o acessório resistente. Além disso, o tungstênio pode ser misturado com outros metais como o ouro e seu brilho é permanente.

Vantagens e desvantagens da aliança de tungstênio

Como toda joia, a aliança de tungstênio também apresenta pontos positivos e negativos. Veja alguns deles e decida se vale a pena investir nesse material:

A aliança de tungstênio possui diversas vantagens, como:

Trata-se de um material de altíssima dureza, que é superresistente e não amassa;

Pode ser banhado de outros metais, como a prata e o ouro, e possui acabamento em diversas cores: preto, prata, dourado e rosé;

As alianças de tungstênio são bem mais baratas que os modelos em ouro. É ideal para quem quer uma joia com bom custo-benefício;

Os anéis de tungstênio não precisam ser polidos com frequência, pois seu brilho é duradouro e eles não riscam facilmente, nem escurecem.

Mas a aliança de tungstênio também apresenta algumas desvantagens:

O tungstênio é um material duro e resistente, por isso, não é possível alargar ou cortar o anel ao longo do tempo;

As alianças de tungstênio não são a primeira escolha dos casais clássicos. Os modelos costumam ser moderninhos, de cores diversas e não seguem a tradição das alianças de ouro;

Apesar de ser seguro quando usado como material de joias e lâmpadas, o tungstênio oferece perigos para o meio ambiente e pode contaminar a água, causando riscos à saúde de plantas, animais e humanos.

Considere o que pesa mais para vocês como casal. É uma aposta estilosa e acessível para os casais modernos, mas pode deixar a desejar para quem não abre mão das tradicionais alianças de ouro.

Publicidade

Aliança de tungstênio: 7 modelos para você comprar

As alianças de tungstênio estão disponíveis para compra online e há diversos modelos para você escolher um que combine com os noivos. Confira:

Apaixonantes, não é mesmo? Lembre-se de anotar o tamanho do aro das alianças antes de fechar a compra, pois o tungstênio não é maleável. E, se você está planejando o casamento, veja também essas dicas para escolher a roupa do noivo.

Descrição de materiais

Descrição de materiais

ESPECIFICAÇÕES DO MATERIAL TUNGSTÊNIO

Propriedades do tungstênio:

• Resistênte a riscos

• O maior ponto de fusão de todos os metais 3.422 °C

• O presente com um peso sólido que representa o compromisso, a segurança.

Por décadas o tungstênio tem sido usado em mineração, na indústria aeroespacial, pela NASA, e outras industrias que requerem um metal com durabilidade e longevidade. Os produtores de relógios foram os primeiros a usar o tungstênio como jóia fazendo pulseiras. Desde então o tungstênio tornou-se uma moderna opção emergindo como um competidor significativo no mercado de joias devido à sua resiliência, força e beleza.

SAIBA MAIS SOBRE A COMPOSIÇAO DE NOSSAS JOIAS

Tungstênio (W) 79,8%

Niquél (Ni) 9,4%

Carbono (C) 8,1%

Titânio (Ti) 1,4%

Crômio (Cr) 1,4%

*A composição é especial para tons na cor ouro 18k e preta.

Todas as alianças de Tungstenio são hipoalergênicas .

Não usamos cobalto em nossos anéis. A liga de cobalto é bastante comum no mercado pois é facilmente disponível e é substancialmente mais barata do que a liga de níquel. No ramo da joalheira a substituição do níquel pelo cobalto pode gerar efeitos adversos, nossos anéis são completamente hipoalergênicos por não possuírem cobalto em sua composição. O cobalto tem efeitos adversos na pele e está sujeito a oxidação assim como a prata mas não pode ser removida por polimento. A liga de níquel é completamente segura e quimicamente inerte e nunca irá oxidar. Algumas lojas dizem vender anéis de tungstênio mas não mostram a composição exata de suas peças vendendo um material de qualidade inferior. Mesmo que não recomendamos intencionalmente tentar causar dano ao seu anel, o tungstênio pode resistir bastante.Tradicionalmente ouro e prata eram as únicas opções que as pessoas consideravam ao comprar uma aliança de compromisso ou casamento, ou qualquer anel que simbolizasse um momento importante. O tungstênio se tornou um substituto à altura deste metal devido ao seu brilho duradouro e espelhado e acabamento resistente. O ouro é também brilhante mas fica opaco rapidamente devido a seu baixo grau de dureza, com o tempo o ouro também começa a dobrar e se deformar abandonando a sua forma circular original. O mesmo ocorre com a prata que tem dureza similar.

QUAL O VISUAL DE MEU ANEL DE TUGSTENIO?

No momento, exceto se informado na página do anel, os anéis vendidos pela Novissa Joias têm um polimento espelhado. Nossos anéis são polidos afim de conquistar um brilho exuberante e diferenciado que dura indefinidamente. Os anéis na cor prateada parecem com o ouro branco ou prata só que com um tom um pouco levemente mais escuro e sofisticado, podem, no entanto ser facilmente confundidos.O mesmo ocorre com a versão ouro que é sempre confundido, no entanto, apresentam um brilho superior.

COMO SAO FEITOS OS ANEIS EM TOM OURO E PRETO

Para atingir o tom desejado utilizamos uma étnica revolucionária que mantém a cor dourada por muito mais tempo, o elemento utilizado é a forma cristalina cúbica do dióxido de Zircônio (ZrO2). Este elemento em sua forma natural é um metal de altíssima dureza, muito próximo do tungstênio que é o metal original de nossas peças. A aplicação funcional deste elemento seria o nitreto de zircônia, um material refratário de similar ao nitreto de titânio. Nesta composição utilizamos também ouro 18k para unir a perfeita coloração e resistência que são vistas nas fotos. Utilizamos também uma ténica chamada PVD (Physical Vapor Deposition), ou seja, Deposição de Vapor Física, uma têcnica de aplicação a vácuo que assegura uma aplicação muito superior a vista no mercado de joias tradicional ou mesmo no mercado de joias de tungstênio. Isso se torna um grande diferencial de nossa marca.

PRATA 925 e 950

Prata 925 e 950 são ligas que levam também outro metal para que a prata não amasse e risque facilmente como a prata pura.

As pratas 925 e 950 são ligas permitidas por lei e são usadas por artesãos na criação de jóias de prata.

Uma dessas combinações é a conhecida como prata 925 (esterlina). É uma mistura obtida a partir de 92,5% de prata pura e cobre 7,5%. Outra mistura conhecida é a prata 950 que leva em sua composição 95% prata pura e 5% de cobre.

Ao adicionar cobre e prata, os Joalheiros conseguem obter uma liga altamente confiável, permitida por lei e que é usada com sucesso por toda a indústria da joalharia.

Assim, para quem compra jóias, é sempre bom saber se a jóia de prata que compra é feita de prata 925 (esterlina) ou 950. Uma maneira de verificar isto é através da verificação da marca de jóias.

Prata 925 – Isto significa que existem 925 partes de prata em 1000 partes de metal ou em outras palavras, 92,5% do metal é prata pura e o restante é liga (cobre e prata). A prata 925 é referida como prata de lei e é o formato mais comum para utilização em jóias em prata desde que as proporções sejam rigorosas.

Prata 950 – Significa que em 1000 partes, 950 partes é de prata legítima e 50 partes são de outros metais, normalmente cobre, ou em outras palavras, 95% do metal é prata legítima e o restante é liga (cobre e prata). A prata 950 é usada na confecções de joias e possui uma bela coloração clara e limpa.

AÇO INOXIDAVEL

As joias em aço possuem inúmeras vantagens para quem gosta de acessórios finos e sofisticados. E para deixar você com ainda mais estilo, a Novissa Joias tem uma linha de joias produzidas com o metal do momento, que é recheada de anéis, correntes, brincos e é claro, alianças.

Todos os modelos são joias fabricadas em aço cirúrgico 316L e possuem um design inovador, que deixa os acessórios ainda mais maravilhosos. Tem dúvidas para comprar sua joia em aço? A gente vai contar aqui um pouco mais para você saber tudo sobre as propriedades desse metal.

Como todo aço cirúrgico, o aço 316L é inoxidável, ideal para pessoas que tem maior contato com água e não querem deixar as joias de lado, e também é hipoalérgico, condição que diminui a chance de causar problemas na pele.

Swarovski Element

O Swarovski é um tipo de lapidação do cristal, a marca que conhecemos como Swarovski é uma marca que utiliza essa lapidação, porém, é uma marca Austríaca.

Esses dois, tanto o Swarovski Element , quanto as pedras da marca Swarovski são idênticos, porém os Swarovski Element não são produzidos na Áustria.

TIPOS DE BANHO

Folheado a ouro – O ouro é conhecido desde a antiguidade sendo um dos primeiros metais utilizados pelo homem. Ele tem uma excelente condutividade elétrica e resistência à oxidação, sendo usado muito na galvanoplastia. Nos folheados utiliza-se muito os banhos de ouro e prata. Hoje em dia as peças são elaboradas em vários processos antes de chegar no banho. Nesses processos utilizam-se chapas, fitas ou fios metálicos de latão. Depois das peças produzidas elas são enviadas para o processo do banho ou galvanoplastia.

Magnetizar a ouro - É um tipo mais resistente de unir dois materias para que se comportem como um só,

Ex: quando um material é folheado ele recebe uma ou varias camadas de outro material que requer um cuidado maior para não arranhar. Quando um material é magnetizado a outro eles passam a se comportar como um só e assim a camada torna-se muito mais resistente. Por tanto não será simplesmente uma camada sobreposta a outra, pois os dois materias se atraem.

Folheado a prata: A prata é um metal nobre de fácil polimento e de cor branca, ela possui ótima condutividade elétrica, com uma grande capacidade de reflexão da luz. A prata é, juntamente com o ouro, um metal precioso usado por homens e mulheres desde a antiguidade. Os banhos de prata são processos que possibilitam uma deposição brilhante de prata mesmo operando com baixa espessura de camada.

Aço Inox - Aço inox é uma liga composta por ferro, carbono e cromo. Esta é a composição do material que mais vem se sobressaindo na joalheira contemporânea. Em feiras e eventos , designers mostram que já o consideram nobre e pode ser combinado ao ouro, à prata e a outros materiais sintéticos, como o couro. Por sua beleza e versatilidade, facilidade de limpeza e principalmente devido à sua alta resistência à corrosão, o metal está cada vez mais presente em joias e semi-joias. O aço pode ser dobrado, cortado, estampado e soldado adequando-se as mais diversas aplicações. Ele oferece grande variedade de acabamentos e texturas do fosco ao espelhado. Há também a grande vantagem das peças poderem ser usadas por pessoas alérgicas , já que o aço cirúrgico não costuma causar irritação. Com Tantas vantagens o aço já está sendo considerado como o material do futuro.

DICAS DE CONSERVAÇÃO

Para conservar sua joia evite:

Usá-la na praia ou piscina

Na jardinagem

Nos serviços domésticos

Evitar choques e atritos frequentes que possam causar danos à superfície , ou seja, na camada protetora.

Evite o contato com agentes químicos abrasivos (detergentes, álcool, ácidos e tinturas de cabelo, etc...)

Pra garantir esta qualidade, a Novissa Joias investe em alta tecnologia e conta com profissionais especializados.

Anel (joalharia)

Um anel é uma faixa redonda, geralmente de metal , usada como joalheria ornamental . O termo "anel" por si só sempre denota joias usadas no dedo; quando usado como um ornamento em outro lugar, a parte do corpo é especificada dentro do termo, por exemplo, brincos , anéis de pescoço , anéis de braço e anéis de dedo do pé . Os anéis sempre se ajustam confortavelmente ao redor ou na parte do corpo que eles enfeitam, então faixas usadas folgadamente, como uma pulseira , não são anéis. Os anéis podem ser feitos de quase qualquer material duro: madeira , osso , pedra , metal , vidro , gemaou plástico . Podem ser cravejados com pedras preciosas ( diamante , rubi , safira ou esmeralda ) ou com outros tipos de pedra ou vidro.

Embora alguns usem anéis como meros ornamentos ou como demonstrações conspícuas de riqueza, os anéis têm funções simbólicas relacionadas ao casamento, realizações excepcionais, status ou autoridade elevados, filiação a uma organização e assim por diante. Os anéis podem ser feitos com a insígnia do esporte, que pode ser impressa em um selo de cera ou equipada com um pequeno compartimento para esconder as coisas. No mito , na fábula e na ficção , os anéis costumam ser dotados de significado espiritual ou sobrenatural.


Leave a comment