Você sabe como limpar pérolas encordoadas ou soltas?
Existe uma grande diferença entre como limpar pérolas soltas e pérolas encordoadas. As pérolas encordoadas não devem ser umedecidas pois o fio pode sofrer danos e até mesmo apodrecer. Pérolas soltas, sem furos, podem ser limpas com água corrente, sem produtos químicos. Uma flanela muito macia pode ajudar na remoção de sujeiras mais incrustadas.
Pérolas encordoadas devem ser limpas apenas com flanela, se necessário levemente umedecida. A umidade em excesso pode danificar o fio, o qual deve ser trocado com uma certa freqüência. Observe se o colar laceou muito, se é possível ver alguns fiapinhos nos nós ou se a cor se alterou demasiadamente; em qualquer um dos casos citados é bom trocar o fio. Este é um trabalho que demanda mão de obra especializada.
Muito cuidado, os produtos que normalmente são usados para limpar metal podem danificar as pérolas.
Bom lembrar que a oleosidade natural do corpo ajuda a proteger o brilho da pérola. Por isso uma maneira de conservar suas pérolas é usando-as. Lembre-se de alguns cuidados essenciais: só coloque o colar após estar totalmente pronta; o uso de secador, o contato com perfume e maquiagem podem danificá-las.
Dicas para conservação de joias:
Mantenha as joias bem conservadas e faça uma manutenção constante apenas com flanela seca para evitar a necessidade de processos mais arriscados.
Guarde suas joias separadas umas das outras. Materiais diferentes danificam-se entre si.
Se houver algum resquício de sujeira mais gordurosa a grande maioria dos materiais suportam detergente neutro e água (opalas, pérolas e corais são alguns exemplos que não devem ser submetidos a esse processo)
Na dúvida procure o fabricante, alguns produtos podem causar danos irreversíveis.
Saiba mais sobre o curso de ENCORDOAMENTO DE PÉROLAS.