Com características inéditas e mais valioso da história, anel de campeão da NBA dos Lakers presta tributo a Kobe Bryant

Com características inéditas e mais valioso da história, anel de campeão da NBA dos Lakers presta tributo a Kobe Bryant

Jason Arasheben, também conhecido como Jason of Beverly Hills, esperou por dez anos pela chance de criar um novo anel de campeão para os Los Angeles Lakers. E quando essa oportunidade apareceu para o joalheiro, ele teve cerca de quatro semanas para fazer o trabalho que normalmente lhe consome os três a quatro meses que existem entre as temporadas da NBA.

"Estou acostumado com esses pedidos de última hora porque também atendo a mais de 200 caras da liga individualmente, incluindo alguns do time”, Arasheben contou em entrevista à ESPN nesta semana. "Estou acostumado com, 'Hey Jason, faltam dois dias para o Natal, mas preciso que você faça essa peça customizada para minha esposa.’”

As melhores histórias do mundo.

Só no Disney+ O melhor da Disney, Marvel, Pixar, Star Wars e National Geographic. Tudo em um só lugar.

Assine agora em

Dessa vez, a pressa não se deveu a mau planejamento. A culpa é da pandemia. A temporada dos Lakers se encerrou com o título em 11 de outubro, em Orlando na Flórida. Em 5 de novembro, os proprietários e o sindicato dos jogadores concordaram em iniciar a temporada seguinte em 22 de dezembro.

Arasheben, nascido em L.A., que cresceu com o sonho de jogar pelos Lakers, projetou cinco anéis de campeão para os Lakers no passado - incluindo os do bicampeonato de 2009 e 2010, com Kobe Bryant and Pau Gasol, e três anéis para os Golden State Warriors. Escolhido para fazer o anel de 2020, ele sabia que o tempo seria apertado, e teve que produzir as peças em ultravelocidade.

“Eu pensei que teria até a primeira semana de janeiro, e na verdade eu só tinha basicamente quatro semanas do fim do projeto de design ao encerramento da produção”, contou ele. “Era algo muito complicado, que não dependia só de mim, mas que conseguimos cumprir, graças a Deus.”

Sempre ambicioso quando se trata dos anéis relativos ao basquete, Arasheben tinha dois objetivos para os anéis do Lakers: contar uma história e impressionar.

“Essa era a parte divertida desse anel em especial,o fato de haver muita história para contar”, disse Arasheben. “Essa foi uma temporada diferente de todas as outras.”

O anel de Campeão dos Lakers de 2020 Divulgação/NBA

Ele incorporou elementos diferentes, os chamados “Easter Eggs”, para representar todos os momentos daquela que foi a temporada mais longa da história da liga. Para representar cada um dos 95 dias que os Lakers passaram na bolha em Orlando, cada umas das 17 pedras de ametista roxa que formam o “L” na face do anel pesa 0.95 quilates e, claro, o 17 faz referência ao fato de essa ter sido a 17ª conquista da história da franquia.

Há 0.52 quilates de diamantes amarelos em cada anel, representando as 52 vitórias do time na temporada regular. A palavra “unidade” está gravada em cada um dos anéis, uma referência ao movimento de justiça social que não apenas os Lakers, mas todos os times, encamparam. A frase “Deixe um Legado” - o slogan de playoffs dos Lakers - também aparece gravado em cada anel com a escrita à mão de LeBron James.

A lenda do Lakers Kobe Bryant, que morreu em um acidente de helicóptero junto com sua filha Gianna e outras sete pessoas em janeiro, é homenageado de várias maneiras na peça. Há uma cobra Black Mamba ao redor do número do uniforme de cada jogador, e o anel tem um “tampo” destacável inédito neste tipo de peça que revela um outro tributo a Bryant.

“Sob esse tampo estão expostas ‘pequenas camisas’ aposentadas que estão penduradas no Staples Center, com ênfase especial às de número 8 e 24, como uma textura semelhante à pele de uma cobra”, disse Arasheben.

Tudo isso pesa 16.45 quilates e traz 804 pedras.

“Esse anel bate o da temporada anterior como o mais valioso anel de campeão da NBA da história, com o maior quilate de diamantes entre todos, disse Arasheben. “Com esse anel, nós realmente queríamos deixar uma marca. Fazia dez anos que o time não era campeão. Nós queríamos realmente recompensar os jogadores pelo ótimo trabalho”.

Para auxiliar no projeto do anel, Arasheben convidou o famoso designer Don C para colaborar no processo. Don C, cujos shorts retrô “Just Don” foram usados por LeBron em sua primeira aparição após assinar com a franquia, na Summer League de 2018, em Las Vegas, adorou a ideia de entrar no mundo da joalheria.

“Fiquei muito honrado por Jason ter me convidado”, disse Don C à ESPN. “Ele é um visionário porque teve uma ideia em 2017, com o anel dos Warriors. Ele disse “Cara, eu quero trazer algo da sua cultura para turbinar o anel’. Outra ideia visionário foi quando ele disse que devíamos fazer do anel mais que apenas um anel. Acrescentar outros produtos, como um chapéu ou outro tipo de acessório para representar o anel quando seu dono não o está usando. Então, construímos algumas ideias que forma acrescentadas à nossa relação criativa.”


Leave a comment