O colar é um dos acessórios mais importantes para compor um look. Seja para uma ocasião mais formal ou para o dia a dia, o item é capaz de dar um toque especial para a sua roupa. Ele funciona muito bem com os mais variados estilos e também modelos de roupas. Mas se você ainda tem dúvidas sobre como usar colar sem medo de errar, continue a leitura para saber tudo sobre esse acessório coringa!
Se um colar sozinho já faz diferença, imagina o que uma composição de colares pode fazer com a sua produção! É isso mesmo, o mix de colares está em alta e pode ser usado por mulheres de todas as idades e de diferentes estilos. Mas se você acha que usar vários colares ao mesmo tempo é uma novidade, fique sabendo que essa tendência surgiu com a estilista francesa Coco Chanel, por volta de 1900.
A estilista adorava fazer composições com colares de pérola, sua marca registrada, de tamanhos variados. A atriz Audrey Hepburn também era adepta desta tendência. Mas como a moda é cíclica e tudo o que vai, um dia volta repaginado, o mix de colares não poderia ficar de fora.
A volta da tendência de usar vários colares, de tamanhos e estilos diferentes, está muito relacionada ao estilo boho chic. Inclusive, já falamos desse estilo aqui no blog, que preza muito pela liberdade e conforto.
Tem regra pra usar colar?
Antes de falarmos um pouco mais sobre o mix de colar, vamos responder uma das principais dúvida das mulheres no momento de se arrumar e escolher o acessório, a dúvida é: como usar colar com determinado tipo de roupa?
Não existe uma regra ou verdade absoluta, mas com alguns truque é possível fazer a combinação da peça de maneira mais harmônica com a roupa. O principal para não errar está no bom senso! Para te ajudar a tirar essa dúvida de uma vez por todas, preparamos um guia com alguns dos principais modelos de decotes e com qual tipo de colar eles funcionam melhor:
Decote V
O decote V tem o mesmo formato da letra e deixa boa parte do colo a mostra. Ele pode ser mais cavado ou mais discreto e funciona muito bem com colares que acompanham o formato do decote. Então é possível usar tanto os mais longos, quanto os mais curtos. A escolha do tamanho do colar vai depender da profundidade do decote.
Decote arredondado
Esse tipo de decote é um dos mais comuns, presente principalmente em camisetas com a gola mais próxima ao pescoço. Ele tem um formato bastante democrático e funciona muito bem com colares mais justos, como as gargantilhas, e também com peças de correntes mais longas.
Decote U
Esse tipo de decote lembra bastante o V, mas tem o formato um pouco mais arredondado, igual a letra U. Aqui a dica é a mesma, opte sempre por colares que acompanhem o decote, como se fizessem parte da peça de roupa, podendo ser mais curtos ou mais compridos.
Gola Alta
Durante muito tempo as roupas de gola alta eram usadas sem a presença de acessórios, mas isso mudou e os colares podem fazer toda a diferença nas produções. Por ser uma gola mais alta e que cobre o pescoço, os colares de comprimento curto, médio e comprido ficam ótimos. A dica aqui é evitar as chokers, por serem muito justas ao pescoço, essas peças perderão o destaque.
Ombro a ombro
O decote ombro a ombro, como o nome já sugere, é mais reto e vai da extremidade de um ombro ao outro, deixando a parte do colo bastante à mostra. Essas peças funcionam muito bem com a maior parte dos modelos de colares, mas se você está em busca de uma produção mais feminina, dê preferência para os acessórios mais finos e delicados. Tanto as chokers, quanto os colares mais longos ficam ótimos.
Camisa social
A camisa social é daquelas peças cheias de versatilidade e que permite um monte possibilidades, inclusive na escolha dos acessórios. Como o modelo tem botões na frente, pode ser usado tanto aberto, fazendo um decote V, quanto fechado até o pescoço. No caso de usar a camisa aberta, escolha os colares que acompanham o formato do decote.
Mas se for usar fechada, os maxi colares, aqueles maiores e mais aparentes, ficam ótimos por cima da camisa. Nesse caso, a gola faz uma espécie de moldura para o colar, deixando a produção muito mais estilosa, sem perder a elegância.
Truques para não errar no mix de colares
Agora que você já sabe um pouco qual tipo de colar funciona melhor com determinado modelo de decote, chegou o momento de saber um pouco mais sobre como fazer a mistura de vários colares e deixar a produção mais descolada, sem ficar pesada ou com informação demais.
O mix de colares nada mais é que a criação de camadas com os acessórios, para montá-lo basta escolher peças de diferentes tamanhos para que todas tenham destaque e não fiquem com aquela imagem de que tudo está emaranhado. Com a mistura das peças é possível conseguir tanto um visual mais despojado, quanto mais chique. Tudo isso vai depender da escolha das peças.
Na hora de escolher as peças que vão compor o mix de colares, a criatividade corre solta. É possível “brincar” com as peças que você tem e testar diversas combinações. Uma das regras principais para ter um resultado final de arrasar é escolher os itens que garantam uma composição equilibrada.
Então, para que você possa arrasar nessa tendência, preparamos algumas dicas que podem te ajudar:
Equilíbrio nos comprimentos
A principal dica no momento de escolher as peças para fazer o mix é equilibrar os tamanhos e alturas para que os colares fiquem harmônicos e não embolados. Então, sempre alterne os tamanhos para que todos os colares possam ter o seu destaque. Os extensores são uma boa aposta para manter os colares do mesmo tamanho juntos e sem que briguem entre si.
Sem exageros
Não adianta colocar vários colares de uma só vez. O ideal é optar por usar três ou quatro peças ao mesmo tempo, de diferentes tamanhos seguindo uma combinação de modelos e cores. Para quem tá começando, combinar uma choker com um colar de comprimento médio com pingente e outro mais comprido é uma aposta certeira!
Cuidado na escolha das peças
A harmonia também deve estar presente no momento de escolher quais os colares serão usados, justamente para que as peças não briguem entre si. Então, uma boa dica para não errar, é optar sempre por peças da mesma tonalidade ou do mesmo material, assim fica mais fácil ordenar e combinar tudo.
Com um pouco de criatividade e bom senso é possível criar ótimas combinações de mix de colares para diversos tipos de decote e combinações.
Gostou das dicas? Aproveite também para ler o nosso conteúdo sobre como cuidar das suas semijoais. Até o próximo post!