A aliança de casamento, é um símbolo de compromisso mundialmente conhecido. Seu formato circular representa um elo sem fim entre os casais e é usada, tradicionalmente, no dedo anelar da mão esquerda. Isso é um costume desde o Egito Antigo, pois acreditavam que a veia desse dedo fosse direto ao coração, como explicado no post sobre a origem das alianças. O que vamos ver hoje é o que significa usar uma aliança no colar ao invés de no dedo anelar. Para assim, entender os motivos e as situações mais comuns que as pessoas usam e você também pode usar.
Antes de mais nada, gostaria de pontuar que este post é específico sobre alianças de casamento. Entretanto, algumas pessoas que usam um anel no colar, podem ser anéis comuns ou até mesmo herança de família. Por exemplo, o anel de noivado dos pais, colar da amizade, ou até mesmo por achar estiloso.
1- Praticidade no trabalho
Primeiramente, em certos tipos de trabalhos manuais, as pessoas precisam tirar a aliança. Por segurança própria e do cliente ou por mais conforto. Exemplo disso, são os médicos cirurgiões, que usam luvas. Algo comum de se fazer nesses casos, é guardar a aliança e colocá-la novamente depois. Contudo, usar como colar, é uma boa alternativa, já que você pode continuar usando-a.
2 – Durante a gravidez
Em segundo lugar, temos a gravidez. Pois, os dedos incham e fica difícil tirar a aliança. Ou seja, pode incomodar e até machucar. Além disso, em um fórum da Babycenter, uma mulher perguntou se era necessário tirar a aliança na hora do parto. Ela estava preocupada, já que ela não conseguia tirar a aliança (devido ao inchaço). Outras mulheres responderam que sim e deram dicas de como tirar, mas não resolveu e ela contou que teria que cortar. Desse modo, uma dica é não usar a aliança no dedo durante a gravidez e para resolver pode simplesmente guardar ou colocar no colar.
3 – Se tem artrite
Esta terceira situação, é quando se tem artrite. A artrite ” envolve inflamação de alto grau da membrana sinovial (…) pode evoluir com lesões erosivas relativamente rápidas de osso e cartilagem”, segundo o site do Dr. Leandro Finotti. Sendo assim, é algo que causa muitas dores nas mãos, conforme evolui. Por isso, tirar a aliança e colocar em um colar, é uma forma de mantê-la, mas de maneira confortável.
4 – Durante exercícios físicos e serviços domésticos
Por fim, como já foi dito na postagem aqui do blog “Coisas que você não deve fazer com seu anel de noivado” não é recomendado usar a aliança quando faz exercícios físicos e serviços domésticos. Em relação as atividades físicas, você pode esbarrar na joia, por exemplo. Bem como, na natação corre o risco de escorregar e perder (o que já aconteceu na minha família). Ademais, sobre os serviços domésticos, além de correr o risco de esbarrar também, a composição de alguns produtos domésticos, como em alvejantes, podem tirar o brilho e até corroer sua joia. Dessa forma, durante essas atividades, você pode usar a aliança no colar par ajudar na sua preservação.
Mais do que esses motivos, algumas pessoas não querem usar de modo tradicional e optaram por esta alternativa. Até porque, ao colocar a aliança no colar, ela acaba ficando perto do coração, o que traz um significado bonito.
Claro que é uma opção usa-la assim ou não, vim aqui te mostrar as situações mais comuns para isso acontecer. Então, me conta nos comentários o que achou sobre esta maneira, você usaria ou já usou assim?