Qual o significado do anel de debutante?

Qual o significado do anel de debutante?

Mais que símbolo de um rito de passagem, o anel de debutante é uma demonstração de amor. Saiba como surgiu o anel solitário, em que dedo a aniversariante deve usar e qual o seu valor, neste artigo.

Durante a festa de 15 anos, há algumas tradições que podem ou não ser mantidas, conforme a preferência dos anfitriões e da aniversariante. Mas como resistir à simbologia e à beleza do anel de debutante?

O principal simbolismo atribuído ao anel de debutante é a passagem da infância para a vida adulta. Dessa forma, as famílias tradicionais costumavam presentear as jovens com a sua primeira joia na data do seu aniversário de 15 anos.

Ainda hoje é possível escolher entre par de brincos, uma pulseira, um colar, o anel ou ainda um conjunto completo de brilhantes. No entanto, o anel solitário tornou-se mais emblemático.

Você sabe como é o momento em que a aniversariante é presenteada?

A festa de debutante é em si um grande ritual de passagem. O momento de presentear a aniversariante com um anel de debutante solitário cabe ao pai, após algumas palavras e conselhos para a filha levar para a vida adulta.

O anel tradicionalmente é usado na mão direita, no dedo médio. E foi considerado como um elemento de permissão dos pais para sinalizar que a filha acabara de entrar na idade de se casar.

Quando passasse a ser noiva ou prometida em casamento, o anel passaria a ser usado no dedo anelar da mesma mão direita. Porém depois do matrimônio o anel passa a ser usado na mão esquerda. E por que isso?

Leia mais: Buffet para debutante no ABC: Realize o seu sonho no Recanto

O anel do amor

Lá pelos idos da idade média, na prática, o casamento era um ato político e não um ato de amor. Contudo, havia alguns casos de intensa afeição e carinho entre os noivos desconhecidos.

Esse foi o caso de Maximiliano I de Hasburgo, arquiduque da Áustria e imperador do Sacro Império Romano-Germânico, ao se encantar com a firmeza de Maria da Borgonha – que dispensou o rei e a França de Luiz XI da sua vida e do seu território –, quis impressionar a moça.

Para isso, pediu ao ourives imperial que fizesse um anel simples, delicado e, ao mesmo tempo, que a impressionasse. Sobre este aro o austríaco cravou o mais belo dos diamantes. Surgindo assim o anel solitário.

Era 1477 quando se casaram, Maria passou a usar a joia no dedo anelar da mão esquerda. Isso porque há uma teoria na antiguidade clássica em que há uma única veia que parte do coração e finaliza nesse dedo, diferente de todos os outros, chamada de “vena amoris”.

A história é linda e curta. Apenas 5 anos depois de casados, Maria morre num acidente de caça – seu esporte preferido. Eles tiveram dois filhos e a dinastia dos Hasburgo manteve-se sólida e fiel por muitos anos aos princípios liberais defendidos pela duquesa, que comandou sozinha seu império até o casamento com o romântico austríaco.

Inspirado nas histórias de princesas

E quem resiste a uma bela história de amor? Ainda mais vinda da mais alta nobreza, entre belos reis e rainhas? Tornou-se quase obrigatório o uso dos anéis como sinal de compromisso. E isso permanece até hoje.

O anel de debutante é um derivado dessa linhagem real. Por isso presentear as jovens que completam 15 anos normalmente traz referência às joias, às coroas e aos brilhantes. Como desejos de uma vida próspera, bom casamento e sonhos realizados.

Essa temática de contos de fada inspira muitas mulheres, garotas e designers. Frequentemente encontramos tais presentes que nos remetem à Cinderela, Bela ou Aurora, por exemplo.

Mas como escolher o anel de debutante?

Isso tudo é muito lindo, mas como o pai vai escolher o anel de debutante certo? Que dúvida! Com certeza entendemos essa questão, então separamos algumas dicas para que você encontre a joia ideal.

– Observe se a debutante demonstra interesse em ganhar o anel ou outra joia de aniversário.

– Para saber as medidas exatas, pegue emprestado outra joia ou bijuteria que ela use.

– Repare nos gostos da aniversariante. Ela é clássica ou moderna? Gosta de brilho, dourado ou prata?

– Se puder, e não for presente surpresa, sugira um passeio de pai e filha para verem alguns anéis. Além de prático, esse momento ficará marcado na vida dos dois, como um dia de intimidade e grande carinho.

Leia mais: Aniversário de 15 Anos: A importância dessa data

O valor do anel de debutante

Ao longo do artigo nos referimos ao anel de debutante como uma joia. E é graças ao seu valor emocional. É uma questão de simbologia e não de dinheiro. Quando uma jovem faz 15 anos e recebe do pai a permissão para viver a sua vida adulta, é como se a sociedade inteira também deixasse de vê-la como uma criança.

Portanto, com ou sem brilhantes, o que vale é o carinho e o apoio da família em acompanhar o crescimento dessa jovem mulher. Com todo o nosso coração.


Leave a comment